Hoje em dia encontramos por aí muitas dicas a respeito de positividade e Lei da Atração. De que temos que ser positivos independente do que acontecer. De certa forma isso é bom, mas o que fazer quando não conseguimos? Todos que falam sobre seus problemas são vitimistas e tóxicos? Encobrir uma dor é sinônimo de força? Fingir que está tudo bem pode ajudar?
Nesse post vamos analisar essas questões com um pouco mais de empatia pela nossa parte humana, mas sem abrir mão da responsabilidade pelo que vibramos.
Apenas a Positividade Falsa pode ser Tóxica
Não se trata de dizer que a positividade é tóxica, pois uma positividade real nunca poderá ser tóxica. Vamos falar aqui sobre positividade falsa.
Em primeiro lugar, temos que compreender que sim, estamos sempre atraindo o que vibramos. Não há pausa para descanso ou para pensar negativo. Porém, temos que ter em mente, que estamos humanos e humanos possuem sentimentos e enfrentam desafios. A questão, é a forma que lidamos com nossos desafios.
Não existe despertar espiritual sem estar presente e abraçar as sombras. Despertar não é apenas saber como o universo funciona, também significa estar presente ao que sentimos e sair do modo automático.
Quando uma pessoa nega um problema ou um sentimento ela está presente? Isso é ser positivo de verdade? Bom, eu acredito que não. Afinal, o universo é inteligente e ele nos entrega aquilo que vibramos através do sentir.
"O que está em cima é como o que está embaixo" - O Caibalion
A vida é um espelho e tudo o que passamos mostra o que está em nosso interior (subconsciente). Se uma pessoa se esforça para "ser positiva" e continua passando por desafios, isso pode acontecer por ela não querer olhar para o que tem dentro dela.
Nem sempre é agradável olhar para as nossas sombras e dores, é muito mais fácil negar e "pensar positivo". Porém, se essa ação de mudar o pensamento não funciona, significa que é hora de entender qual parte de você está pedindo socorro. Nesse caso, só é possível transmutar, transformando a dor em aprendizado.
Um sofrimento encoberto pode ser bem mais prejudicial que um pensamento negativo. Encobrir o que se sente, significa não aceitação. Perdoar a nós mesmos é tão importante quanto perdoar os outros, até mais. Negar o sentimento é o mesmo que se culpar por sentir. O que isso faz é reencenar aquilo dentro de você, que não está sendo visto e aceito.
Não é Possível Enganar o Universo
O Universo é sábio, ele não cria situações inúteis ou sem nexo com o que está dentro de você. O melhor a se fazer, não é negar um problema e pensar em coisas boas, mas sim encontrar o que aquele desafio está querendo te ensinar.
Por exemplo, se alguém se queixa de um problema com você, isso pode significar várias coisas. Essa pessoa pode estar falando sobre algo que possuem em comum, mas você não sabe. As pessoas podem desabafar para trabalhar nossa empatia e compaixão. Pode ser reflexo de crenças a respeito de você, do outro, ou do mundo. Quem sabe, se assemelha a uma situação negligênciada no passado.
Concluir que a situação é apenas uma atração indesejável, pode te fazer perder uma grande oportunidade.
Parece mais fácil pensar que é algo fora de nós, mas é só mais uma sacanagem do ego. Evitar pessoas "tóxicas" é como cortar as cabeças da Hidra. Só multiplica a quantidade de gente tóxica na sua vida.
A vida é como um sonho, quando sonhamos as mensagens são passadas de forma simbólica e precisamos saber interpretar. A mente quer ver tudo como externo, mesmo quando a vida dá sinais, a gente pensa que é só uma situação indesejável que atraímos.
O sentimento é muito mais poderoso que o pensamento, e é por isso que uma positividade falsa não funciona. Pode funcionar para quem consegue atingir a felicidade real no ato de fingir. Porém, devemos lembrar que cada pessoa é única e enfrenta desafios diferentes. Não mande alguém sofrido simplesmente ser positivo. As experiências acumuladas no subconsciente daquela pessoa, podem demandar mais trabalho energético que as suas.
Uma Hora a Conta Chega
Mesmo que a pessoa atraia coisas boas vivendo uma encenação, uma hora a saúde pede socorro. Aí a conta chega, e de nada adiantam os objetivos conquistados pela mente mentirosa.
Quantas vidas vamos levar para olhar o que precisa ser visto? Bom, somos livres para escolher. Eu prefiro pensar além dessa vida passageira. Talvez, eu pense assim por já ter sentido os resultados da negação. Acho que nessa vida a conta chegou. Ou quem sabe, eu escolhi pagar tudo a vista para não ter juros.
Na dúvida, sugiro não acumular bagunça para resolver depois. Deixar pra última hora pode doer bem mais.
Postar um comentário
Deixe seu comentário! *Seja cuidadoso, comente com amor. Gratidão!